O QUE É O SANDA?
O SANDA e uma modalidade de combate do Wushu / Kung Fu (Arte Marcial Chinesa).
Muitas pessoas, mesmo praticantes antigos, têm dificuldades de entender as várias denominações usadas para identificar o Kung Fu, suas metodologias ou suas aplicações para luta.
Kung Fu - muita dedicação e esforço no desenvolvimento dessas habilidades.
O termo “Kung Fu” significa literalmente “Trabalho” ou “Mérito”. Designa, portanto, ao mesmo tempo, a prática e o resultado adquiridos, ou profundo conhecimento em um assunto.O termo SANDA pode ser traduzida como "mãos livres“, “combate livre” ou “aplicação isolada” e é usada para se referir a um estilo de luta onde as regras buscam traduzir com a maior fidelidade possível um combate real, aqui no Brasil é utilizado o termo “BOXE CHINÊS” como sinônimo do Sanda. As competições, as lutas, são realizadas sobre uma plataforma elevada chamada de “Lei Tai”.
O SANDA possui características únicas, consiste em TÉCNICAS TRAUMATIZANTES de ataque e defesa onde são permitidos golpes com os membros superiores (socos e cotoveladas) e membros inferiores (chutes e joelhadas) e TÉCNICAS DE CONTROLE que envolve técnicas de desequilíbrio, projeção, queda e imobilização.
O SANDA possui duas vertentes: AMADOR E PROFISSIONAL.
O SANDA AMADOR permite um contato amplo com chutes, socos, quedas e projeções, as técnicas joelhadas, cotoveladas e de finalização como estrangulamento, chaves de membros superiores e inferiores foram excluídas das competições, visando dar a luta um caráter mais dinâmico que dão grande realismo a modalidade.
Um lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos que são atribuídos às técnicas aplicadas de acordo com sua efetividade. Derrubar o oponente na plataforma é técnica muito aplicada nas competições de Sanda.
O SANDA PROFISSIONAL é caracterizado como contato total com pouquíssimas regras. O evento principal é o ‘The King of Sanda’ (O rei do Sanda), que é realizado na China.O SANDA profissional por se tratar de uma modalidade completa (socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, travas, projeções e imobilizações) possui muitos atletas competindo nos eventos conhecidos como MMA (mix martial art), K1, entre outros.







Comentários
Postar um comentário